5 sambas-enredos literários

Oi, gente! o/
Tudo bom com vocês?

~Lá vou eu, lá vou eu, hoje a festa é na avenida~ 
Carnaval é aquele negócio né: tem gente que gosta, tem gente que não gosta, mas todo mundo aproveita.
Uma das coisas que mais marcam essa época do ano são os desfiles das escolas de samba que, por mais que recebam inúmeras críticas acerca da quantidade de dinheiro envolvida, são sempre interessantes.
Algumas escolas costumam homenagear pessoas importantes da cultura brasileira, outras homenageiam estados, outras apresentam períodos importantes do mundo e por aí vai. Porém, algumas vezes temas literários invadem os sambódromos do Brasil.
Pensando nisso, resolvi trazer uma lista dos samba-enredos que vão por esse caminho. Escolhi os mais recentes, porque ao longo de todos os anos existiram muitos. Vamos lá?

                                                                                               

Mocidade Apresenta: Clube Literário Machado de Assis, Guimarães Rosa, estrelas em poesia! (Mocidade Independente de Padre Miguel, 2009) 

Em 2009, a escola do Rio de Janeiro levou para a avenida uma homenagem à grandes nomes da literatura brasileira e também à Academia de Letras.


Dom Quixote de La Mancha: O cavaleiro dos sonhos impossíveis (União da Ilha, 2010) 

Em 2010, foi a vez de Dom Quixote invadir a Marquês de Sapucaí. A história do cavaleiro andante foi contada em um belíssimo desfile.


Esta noite levarei sua alma (Unidos da Tijuca, 2011)  

Tudo bem, essa aqui não é tão literária, ela puxa mais para os filmes. Ainda assim, os filmes apresentados tinham como base os livros, como Harry Potter, por exemplo.


O espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta: O Auto da Compadecida (Pérola Negra, 2013)

O Sambódromo do Anhembi viu a peça de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida,  ganhar vida com carros alegóricos e alas temáticas.


Depois da tempestade, o encanto (Rosas de Ouro, 2015) 

Os contos de fadas também invadiram algumas vezes os desfiles, como nesse da Rosas de Ouro, que apresentou alguns contos clássicos.


                                                                                               

Esses são só alguns dos sambas-enredos que trouxeram a literatura para as avenidas. Qual você gostou mais? Deixa nos comentários :D
Se teve algum outro que poderia estar nessa lista, não deixe de falar.
Até mais, pessoas! o/

Comentários

  1. Que massa esse post menina! Ainda mais com aquele do HP, fiquei fascinada e não sou muito ligada em acompanhar o carnaval na tv, muito bacana seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre acompanho o carnaval da TV, acho bem legal hahaha.
      Até mais o/

      Excluir
  2. Que massa! Gostei muito do Dom Quixote de La Mancha e de HP, ficaram sensacionais!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Também adorei o de Dom Quixote, achei criativo.
      Até mais o/

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não curto muito o carnaval, nem para assistir, nem para descansar, pois acho que não dá de aproveitar muito esses dias, mas sempre que tem alguém com um enredo voltado ao universo literário, fico tentada a ver e me lembro do enredo do Auto da Compadecida. Achei os carros lindos. Agora, não me lembro do enredo da Tijuca de 2011, vou pesquisar porque parece ser muito bom.
    Adorei a criatividade para montar o post!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Os sambas-enredos literários são bem legais, esse da Tijuca eu lembro que fez sucesso na época. Que com que gostou do post.
      Até mais o/

      Excluir
  4. Gente, que legal! Fiquei impressionada como os enredos são diferentes entre si. Cada um e muito incrível do seu jeito. Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas