NaNoWriMo 2017 - Dicas

Oi, gente! o/
Tudo bom com vocês?

Daqui dois dias, 1 de novembro, inicia o National Novel Writing Month, mais conhecido como NaNoWriMo. Basicamente, o NaNoWriMo é um desafio para aqueles que escrevem que consiste em escrever 50.000 palavras durante o mês de novembro. Para alguns é bastante coisa, para outros é molezinha. 
Como já participei em anos anteriores e esse ano também irei participar, resolvi dar algumas dicas para quem pretende ingressar nesse desafio maluco. 




                                                                                               

Divida por dia

A melhor estratégia para vencer o desafio é dividir o número de palavras pelo número de dias, no caso, seriam cerca de 1.667 palavras por dia. Pode até parecer uma meta curta, mas se você deixar de escrever um dia qualquer, por seja lá qual motivo, esse número já dobra e já vai ficando tudo mais difícil.

Prepare sua história  

Apesar de o desafio só começar em novembro, é bem comum as pessoas começarem a se preparar antes, escrevendo sinopses, procurando capas, decidindo como vai ser a narrativa, esse tipo de coisa. Desse jeito, em novembro é só pegar e escrever.

Crie tópicos para escrever  

Dividir sua história em tópicos é uma boa ideia também. É uma maneira de você não se perder nos fatos ocorridos quando estiver escrevendo e, assim, não vai perder tempo tendo que organizar tudo. Além disso, você já vai saber tudo o que quer na história. Claro que no meio do processo podem surgir outras ideias, mas daí é só incrementar.

Vença o bloqueio criativo  

É comum, durante o processo de escrita, você ter aquele famoso bloqueio criativo, acontece com todo mundo, a questão é: você não pode deixar isso te vencer. Então, caso isso aconteça, esquece aquela parte, escreve alguma cena que vai ocorrer mais para frente, ou o final do livro. Mas, caso você não consiga fazer isso, busque alguma fonte de inspiração. Imagens, vídeos, músicas ou até mesmo a sinopse e capa do seu livro, qualquer coisa que lhe servir.


                                                                                               

É claro que existem muitas outras dicas por aí e cada um tem sua maneira de se organizar, mas é sempre bom compartilhar experiências. Outra coisa legal é procurar grupos nas redes sociais, onde há bastante interação. Durante o mês de novembro buscarei fazer uma atualização semanal do desafio aqui no blog, então não deixem de acompanhar :).
Até mais, pessoas! o/

Comentários

  1. MANO!!!! Que desafio lindo.
    Escrever 50.000 palavrar é fácil pra mim, já que ás vezes tenho posts em meu blog que chega fácil em 5.000 palavras ♥
    Muito bacana as dicas para ajudar a escrever e chegar na meta!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho esse desafio muito divertido.
      Uma pena que eu nunca consigo cumprir a meta de 50.000 hahaha
      Até mais o/

      Excluir
  2. Uaaaaau!!
    Menino, eu nunca tinha ouvido falar desse desafio!! Estou de queixo caído!! Preciso compartilhar com o mundo essa postagem!!
    Espero que você consiga alcançar seu objetivo =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desafio é demais mesmo <3
      Também espero alcançar o objetivo e fico feliz que tenha gostado da postagem :D
      Até mais o/

      Excluir
  3. O NaNoWriMo é mesmo incrível! Nunca participei e acho que nem tenho talento pra isso, mas acho a oportunidade maravilhosa. E devo dizer que essas suas dicas também podem ser aplicadas para escrever TCCs, dicas pra vida! hauhaa

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, nem imaginava que as dicas poderiam servir para outras coisas hahaha. Bom saber :D
      Até mais o/

      Excluir
  4. Que máximo esse desafio gente, fiquei bem feliz de ver a quantidade de palavras e definitivamente estarei torcendo para que tu consigas realizar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desafio é legal mesmo :D
      Também estou torcendo para que eu consiga realizar haha.
      Até mais o/

      Excluir
  5. Oi,
    Tudo? Então vou ser um pouco polêmica fico tentando entender aqui qual é realmente o objetivo desse desafio. Também sou escritora e escrever 50000 palavras realmente não é tão simples assim, caso você queira escrever algo que preste. Acho que aqui nos deparamos com aquela velha questão sabe: Qualidade X Quantidade. Na minha opinião, acho que o desafio é válido se você já tem uma história ou algum projeto e quer um empurrão para acabar ele,mas pegar algo do zero e escrever tudo em um mês, e sair algo bom acho que só vendo para crer.Enfim, te desejo sucesso nesse desafio espero que consiga alcançar seu objetivo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Então, já pensei nesses pontos que você disse também. Eu pego esse desafio mais para criar hábitos mesmo. No caso de qualidade e quantidade, é normal, depois que acaba o NaNoWriMo, as pessoas revisarem e melhorarem o texto, eu faço isso, pelo menos.
      Até mais o/

      Excluir
  6. Dicas importantes para quem pensa em escrever, eu infelizmente não possuo este dom, devo ter o tal do bloqueio criativo rsrs
    Eu não conhecia o desafio, mas desejo boa sorte a todos os participantes.

    Feliz Halloween
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu preciso muito de ajuda na hora de escrever. Eu tenho várias idéias de livros na minha cabeça, ,mas quando sento para transpor para o papel o que me sai são duas linhas kkk. Adorei as suas dicas. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah que bacana esse projeto.
    Eu acho que sou do grupo que vai achar dificil hehe.
    Mas gostei das estrategias e pode ajudar mesmo quem for participar.
    Boa sorte galera.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Bem legal esse projeto. Ainda não o conhecia. As vezes é bem fácil escrever, ainda mais quando estou preparando algum post. No caso de livros, eu não tenho muita imaginação para criar uma história ou personagens. Até que gostaria de escrever, mas não é para mim. Legas as dicas para vencer o bloqueio criativo. No meu caso as vezes não encontro temas para posts no blog, isso acaba desanimando um pouco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço o projeto, mas nunca participei. Achei muito boa as suas dicas, ainda mais para quem vai participar pela primeira vez. Boa sorte este ano.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. nossa, que loucura esse projeto. eu nunca conseguiria dar conta :o
    vou ficar na torcida por você, nunca tinha visto algo do tipo antes...
    belas dicas vc deu pra quem deseja se aventurar em participar...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu não sou escritora, mas já tinha ouvido falar do NaNoWriMo. Acho que é uma forma muito legal de incentivar quem está com uma boa ideia para escrever.
    Adorei as suas dicas, especialmente a de criar tópicos antes de escrever. Sempre que vou escrever algo, seja resenhas no meu blog ou trabalhos para a faculdade, procuro listar alguns tópicos antes para não esquecer de nada.
    Parabéns pelo post e boa sorte no NaNoWriMon!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não fazia idéia dease desafio, mas gostei muito das dicas. Boa sorte

    ResponderExcluir
  14. Oiiie

    Que post bacana!!! Eu acho que esse ano não participarei porque tive zero tempo de pensar em algo hahahah Mas quem sabe ano que vem? Preciso é aprender a ser uma pessoa organizada e roteirizar minhas ideias. Sempre paro na metade :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este desafio ainda!! :) Acho ótimo e mesmo muito útil! É muito bom quando temos tamanho incentivo!

    Eu fiquei até interessado! Achei interessante o facto de, no incumprimento de um dia, o valor passar a dobrar..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Nossa, que interessante!
    Eu não conhecia esse desafio, e achei bem interessante. Mas não sei se conseguiria, pois eu só costumo escrever as resenhas, mas não tenho a prática de escrever histórias. Mas já sei para quem vou indicar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oie amore,

    Não conhecia o desafio, mas gostei da ideia, bem legal.
    Adorei as dicas.

    Beijokas!
    Blog Faces de Uma Capa

    ResponderExcluir
  18. Olá! Eu acho o Nanowrimo, mas nunca consigo participar. Tenho amigas que sempre participam e só falam maravilhas! Quem sabe ano que vem, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, nossa! Eu só consegui escrever 50 mil palavras em um mês quando precisei fazer meu TCC kkkkk. Precisa de muita inspiração, logo, é um desafio e tanto. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem
    Adorei a postagem, ela traz um desafio muito bacana para autores e uma boa motivação para continuar escrevendo.
    Vou mandar para amigos, sem dúvidas!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    que ideia bacana, gosto sempre de desafios e acredito que para autores seja uma motivação, algo diferenciado. Adorei. :)

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    achei o desafio bem interessante e serve como estímulo para quem quer e gosta de escrever, não é mesmo? Eu não tenho o dom para criar histórias, gosto de falar dos livros que li e as vezes de situações que me chamam a atenção ou coisas do tipo mas fora isso não me vejo escrevendo qualquer outra coisa, mesmo assim curti a ideia e te desejo muita sorte no desafio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia esse projeto e achei super bacana queria ter visto antes para tentar participar. Quem sabe na próxima.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Dica interessante! Vejo muito sobre esse desafio mas confesso que me falta coragem para iniciar, pode parecer que não mas exige planejamento demais e não sou tão organizada assim, de qualquer forma, to ligadinha em quem ta participando.

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Sucesso nesse projeto, adorei as dicas que você passou.
    Queria muito participar, mas programei meu especial de vídeos antes de saber a existência desse espacial de escrita. Vou deixar para o próximo ano.
    Arrase!
    Um beijo,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu ja tinha ouvido em falar nesse desafio, uma amiga minha sempre participa todos os anos. Eu sou uma negação para escrita e criatividade passa longe da minha pessoa. Acho lindo quem tem o dom da escrita.

    Te desejo toda sorte! E não desanime que você consegue!!!!

    ResponderExcluir
  27. Que projeto interessante!
    Não tinha conhecimento dele, mas as dicas são muito boas.
    Não tenho interesse em escrever ainda, mas vou passar essa dica para pessoas que com certeza estarão participando no próximo ano.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido a falar desse desafio, mas não sabia sobre o que realmente tratava. Agora sei rs Desafio legal e estimulante. Embora adore escrever e criar jamais me daria bem nesse desafio, não teria disposição a tanto. Nem sempre estou inspirada. Mas boa sorte para você, depois conta pra gente como foi o mês do desafio para você!

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Estou acompanhando o progresso de alguns autores que participam desse projeto. Além de muito interessante, é uma excelente maneira de incentivar o autor.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Achei muito interessante esse desafio para os autores, não sei se acho isso tão legal porque ás vezes uma boa história precisa de tempo para ser melhor trabalhada, e tenho medo que alguns na pressa pra escrever na meta deixem a história ruim....
    mas enfim, espero que dê certo pra voc~e

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu acho esse desafio muito legal para parar de dar aquela procrastinada e finalmente terminar a sua história hahaha Mas as dicas não são para mim, já que infelizmente não consigo escrever nem lista de compras :( Mas achei as suas dicas super legais e importantes!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bom?
    Não estou participando do desafio, mas estou escrevendo, então adorei as dicas! Curti muito a de separar a história em tópicos para não nos perdermos. Isso acontece MUITO comigo e acho que vou conseguir me organizar melhor rs Outra que simplesmente adorei foi essa de como vencer o bloqueio criativo, que as vezes acaba com as nossas metas, não é mesmo?
    Adorei mesmo o post! ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oie
    que legal o desafio, uma ótima ideia para colocar as leituras em dia e pegar aqueles livros parados na estante, preciso muito disso alias, então com certeza vou procurar saber mais. Eu tenho um bloqueio enorme em relação a escrever e quero muito mudar isso, adorei

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas